Curso
  • 1 - Comunicar para Liderar (V1)
Preço
  • 125 EUR
Duração
  • 25 horas
Horário
  • Pós-laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
  • Módulo I – Análise das competências interpessoais e comunicacionais da liderança
  • Módulo II – A Assertividade, a Empatia e a Escuta ativa como instrumentos de comunicação
  • Módulo III – O processo de motivação, como estimular positivamente o outro
  • Módulo IV – Liderar com Inteligência Emocional
  • Módulo V – Estratégias de Gestão de Conflitos
  • Módulo VI – Organizar o Trabalho de uma Equipa
  • Módulo IV – Desenvolvimento pessoal

Objectivos Gerais:
  • No final do curso o formando adquiriu e desenvolveu competências pessoais:
  • Comunicacionais, para que no exercício das suas funções de líder comunique com eficácia, assertivamente e com empatia, adequando a mensagem às expectativas e necessidades do outro, promovendo a motivação e empenho do participante nas sessões e planos definidos;
  • De inteligência emocional, garantindo o bem-estar emocional do próprio e dos que o rodeiam, facilitando nos objetivos comuns a alcançar;
  • De planeamento e organização do trabalho em equipa;
  • Participando em exercícios pedagógicos de autoconhecimento, simulações e dinâmicas individuais e de grupo para resolução de casos.

Objectivos Específicos:
  • Analisar as competências da função e realizar uma análise SWOT identificando as áreas de melhoria individual a promover.
  • Adquirir, desenvolver e treinar competências comunicacionais de assertividade, empatia e escuta ativa, realizando exercícios pedagógicos de interação com o outro.
  • Analisar o processo de motivação e identificar os estímulos positivos a utilizar para promover o interesse do outro pela mensagem e levá-lo à ação conducente a objetivos propostos, realizando exercícios pedagógicos.
  • Analisar as competências da Inteligência e emocional e com base em exercícios pedagógicos promover o desenvolvimento e aquisição dessas competências.
  • Identificar e saber escolher estrategicamente a técnica de gestão de conflitos adequada a um determinado contexto e interlocutor, resolvendo corretamente análise de casos.
  • Saber como planear, distribuir e organizar as atividades de uma equipa, realizando os exercícios propostos em sessão de formação.
  • Com base nos conteúdos e exercícios realizados ao longo do curso elaborar um Plano de Melhorias Individual de desenvolvimento de competências de liderança.

Metodologia formativa
  • Método expositivo – o formador desenvolve oralmente os temas.
  • Método interrogativo – formulação de questões no sentido de conduzir o formando a encontrar os resultados desejados.
  • Método demonstrativo – o formador ensina a executar tarefas, tendo por base uma demonstração.
  • Método ativo - execução de tarefas e confronto com situações simuladas que exigem a procura de soluções.

Metodologia de avaliação
  • Avaliação formativa, realizada ao longo da ação e em todas as situações de aprendizagem (avaliação da atitude e da técnica).
  • Avaliação sumativa, realizada no final da ação através da aplicação de uma prova de escolha múltipla de 20 questões.
  • Para aprovação são condições obrigatórias a obtenção de nota positiva em todos os parâmetros de avaliação da técnica e a obtenção de nota positiva na avaliação sumativa (prova de escolha múltipla).

Certificação
  • Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento, que frequentaram, obterão dois certificados de conclusão:
  • - O Certificado emitido pela Nívelimportante e o Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
  • O Certificado emitido pela Nívelimportante, é um certificado digital e será disponibilizado na Plataforma de Gestão da Formação para download. O certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO, é emitido em formato papel, e será posteriormente, enviado via CTT – Correios de Portugal, para a morada de inscrição ou outra a definir pelo formando.

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